Terça Beer aborda diferença entre APA e IPA

apa ou ipaEvento no Restaurante Dona Fulô é resultado de parceria com a L-atitude Beer

A distribuidora de cervejas artesanais e especiais L-atitude Beer em parceria com o restaurante Dona Fulô promove nesta terça-feira, dia 24, a partir das 19 horas, a terceira edição do Beer Talk & Taste, um encontro de amantes e curiosos por cervejas artesanais. O evento ocorre no restaurante, que fica na Rua Petrópolis, 81, no Centro, Guarujá-SP. Durante o evento semanal, serão trazidos rótulos diferentes e um chope surpresa para degustação orientada. Tudo isso, harmonizado com petiscos saborosos.

O assunto desta vez é um tabu: a diferença entre APA e IPA. Além de conhecer o que difere um estilo do outro, quem participar da degustação orientada, ainda vai fazer um teste cego no final, para testar os conhecimentos. Para vivenciar a experiencia, basta adquirir ao prato da noite, que será um delicioso medalhão de mignon ao funghi. A refeição individual custa R$ 30,00.

Principais diferenças

A IPA surgiu por volta de 1780, durante a colonização inglesa na Índia. Como as viagens de navio chegavam a durar seis meses, as cervejas levadas durante as navegações chegavam ao destino deterioradas e impróprias para o consumo. Para evitar isso, a ideia foi adicionar mais lúpulo à bebida, para que o mesmo fosse um conservante natural. Deu certo e o sabor amargo caiu no gosto dos ingleses.

Porém, quando finalmente descobriram a refrigeração, este estilo foi esquecido. Somente cerca de 200 anos depois foi redescoberto pelos americanos, que também fizeram sua “versão” da bebida: a APA,  uma cerveja relativamente nova, que começou a ser fabricada entre as décadas de 1970 e 1980.

Portanto, de fato, o que diferencia IPAs de APAs é o uso do lúpulo americano — nas APAs — bem como o final, bem menos amargo, sendo até relativamente adocicado.

Além disso, as IPAs são geralmente (mas não é regra) mais escuras, variando entre o âmbar claro e o escuro, enquanto as APAs variam de douradas a âmbar.

Nas IPAs a intensidade do lúpulo (sabor, aroma e amargor) é alta, enquanto nas APAs é de média a média-alta.

Já as APAs apresentam um perfil mais maltado (geralmente remetendo a caramelo), gerando um equilíbrio maior entre malte e lúpulo. Nas IPAs, o lúpulo prevalece.

O teor alcoólico e IBU são mais elevados na IPAs.

Entre as semelhanças, o mesmo tipo de fermentação: ale. Nesse processo, o tipo de levedura sobe para a superfície do tanque, são as chamadas leveduras de alta fermentação e fazem este processo em temperaturas de 14º a 25ºC.