Notícias

Cerveja artesanal x convencional: mitos e verdades

Consolidada há alguns anos, a cerveja artesanal já mostrou que não é mais uma onda passageira, como a febre das paletas mexicanas, por exemplo. Com diversos estilos, chopes frescos e muito lúpulo, a cerveja artesanal trouxe um diferencial e elitizou o mercado da bebida mais antiga do mundo. Mas, você sabe quais são os mitos e verdades que envolvem as principais diferenças entre cerveja artesanal e cerveja convencional? Confira as respostas na lista abaixo.

CERVEJA ARTESANAL É MUITO FORTE: mito ou verdade?

Mito!

Existem mais de 150 estilos diferentes de cerveja, reconhecidos no mundo inteiro. Existem até “guias” para isso, como o BJCP (Beer Judge Certification Program) e o BA (Beers Association), que cataloga todas as categorias cervejeiras e suas principais características. Portanto, cada estilo de cerveja apresenta teor alcoólico e índice de amargor diferente. Então, se você tomar uma American Lager artesanal, tomará uma cerveja tão leve como uma convencional, com a diferença no tempo de maturação, que é mais extenso na artesanal, na maioria dos casos.

ÁGUA, MALTE, LÚPULO E LEVEDURA: a cerveja artesanal é sempre puro malte?

Verdade, mas em parte!

O uso de aditivos cervejeiros é uma prática das cervejas convencionais. Em muitas delas, além dos ingredientes fixados pela Lei de Pureza Alemã (água, malte, lúpulo e levedura), há a adição de cereais não maltados, como é o caso do milho e isto começou com os americanos. Porém, existem cervejas artesanais muito inventivas, como as belgas, que saem da Lei da Pureza, quando há adição de frutas e até mesmo condimentos, como casca de laranja e semente de coentro, encontradas na tradicional Witbier, por exemplo.

cerveja artesanal
Existem mais de 150 estilos de cervejas artesanais reconhecidos no mundo inteiro para diferentes paladares

CERVEJA ARTESANAL TEM MAIS SABOR: mas, é boa?

Verdade. Mas, cada um com seu gosto!

“O que é isso? É boldo?”. Se você já fez essa pergunta, cerveja artesanal talvez ainda não seja para você. O lúpulo é o tempero da cerveja e é muito encontrado nas IPAs. O alto amargor do estilo vem da adição desta planta, que também traz frescor à bebida. Portanto, é verdade que a cerveja artesanal tem mais sabor. Porém, quando o assunto é gosto, entramos em outra conversa. Afinal, não é só de amargor que se vive. Existem cervejas, principalmente as mais escuras, em que o malte é o ingrediente principal, e sua tosta vai trazer notas de chocolate e toffee. Pode acreditar!

CERVEJA BOA É CERVEJA FRESCA

Verdade!

A cerveja fresca é aquela que não passa pelo processo de pasteurização. Este processo que aumenta a durabilidade da cerveja faz com que  alguns aromas e sabores fiquem menos evidentes. Portanto, tome cerveja local. Quanto mais fresca, mais saborosa e mais aromática a bebida é.

CERVEJA TEM QUE SER SERVIDA BEEEEM GELADA

Mito!

Fuja! Aquele copo congelado é uma cilada. Se você quer mesmo apreciar uma boa cerveja, é necessário respeitar a temperatura de serviço de cada bebida. E pasmem: nenhuma delas deve ser servida abaixo de zero. Existem cervejas inclusive, como as Russian Imperial Stout (RIS), que podem ser servidas a 15ºC positivos. 

CERVEJA ARTESANAL É MUITO CARA

Verdade, porém…

Convenhamos, assim como o vinho, a cerveja tem seus encantos e ingredientes selecionados. E aquele é considerado a principal matéria-prima desta bebida, o lúpulo, vem de fora. Afinal, no Brasil não há condições climáticas para o desenvolvimento desta planta. Portanto, a cerveja artesanal sempre vai custar mais do que a convencional, como um bom vinho vai custar mais do que um vinho de mesa.

CERVEJA E CHOPE SÃO DIFERENTES?

Verdade!

O processo de fabricação é o mesmo. Mas, a diferença está na pasteurização! O chope não é pasteurizado e a cerveja é. A pasteurização é a esterilização de alimentos e consiste em expô-los a temperaturas altas e depois um resfriamento súbito. O mesmo vale para alimentos e o leite. A vantagem da pasteurização é o aumento da durabilidade. A desvantagem, como já dito, é a perda sensorial, com sabores e aromas menos evidentes.

BORA BEBER

Agora chega de conversa e vamos praticar sobre esses conhecimentos. Viste-nos para provar nossa régua de degustação ou peça o seu chope favorito em casa. Conheça nosso cardápio e aproveite a variedade de chopes artesanais disponíveis por aqui!

Nosso Biergarten está de portas abertas para receber você, com 11 torneiras de cerveja artesanal, em um ambiente aberto e seguro. Reserve seu lugar pelo WhatsApp (13) 99657-0120.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: