Notícias

Cliente pode fabricar a própria cerveja na L-atitude Beer

Experiência em panela automatizada permite interação e aprendizagem sobre processo cervejeiro

Não requer prática, nem tampouco habilidade. Fazer a própria cerveja na L-atitude Beer é um sonho possível. Todas as quintas e domingos, clientes podem fazer a cerveja que gostariam, sob orientação da casa, realizando todos os procedimentos necessários para a fabricação de uma cerveja artesanal.

A “brassagem do cliente” começa com a escolha da receita, que é montada de acordo com o gosto e sabores preferidos. Os ingredientes dão a forma da futura cerveja e então a data é agendada. No dia da brassagem, o cliente-cervejeiro coloca a mão na massa em todos os processos, desde a mostura do malte à adição dos lúpulos ou especiarias.

Depois deste processo, a cerveja passa pelos períodos de fermentação e maturação, sendo mantida na L-atitude Beer em temperaturas corretas para os procedimentos, que juntos podem levar cerca de 15 dias, dependendo do estilo.

Quando a cerveja fica pronta, o cliente decide se bebe no local com amigos ou se leva para casa, para alguma comemoração especial. O valor da experiência depende dos ingredientes escolhidos e é revertido em 20 litros de cerveja artesanal, pronta para consumo direto do barril.

PANELA

Com a panela automatizada, o processo fabricação de cerveja, que leva cerca de cinco horas, é totalmente descomplicado, pois as temperaturas são ajustadas de maneira precisa e o tempo de cozimento dos ingredientes é controlado pelo equipamento, evitando erros e desperdícios em todos os processos.

Na panela, são feitas as seguintes etapas:

MOSTURA – Consiste no cozimento do malte em água quente. Nesta fase, as enzimas presentes no malte irão converter o amido contido nos grãos em açúcares fermentáveis.

FERVURA – Depois da lavagem do malte, é hora de iniciar a fervura do mosto.
É nesta etapa que se pode adicionar adjuntos, especiarias e o lúpulo, ingrediente principal responsável pelo sabor, aroma e amargor da cerveja.

WHIRPOOL – Trata-se de um redemoinho que tem como objetivo provocar a coagulação de partículas sólidas em suspensão. Depois do redemoinho, é só deixar a cerveja descansar para que toda as cascas de lúpulo e outras impurezas se concentrem no fundo do tanque.

Depois, a cerveja passa por resfriamento para adição das leveduras e é acondicionada em balde para a fermentação até que esteja pronta para maturação e então, pronta para o consumo.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

A L-atitude Beer fica na Rua César Ferragi, 69, Astúrias. Funciona às quintas e sextas das 18 às 22 horas; sábados das 13 às 23 horas e domingos das 14 às 22 horas. Informações pelo telefone (13) 3387-1701 ou (13) 99657-0120.

BIERGARTEN

O primeiro e único biergarten da Baixada Santista foi idealizado pela L-atitude Beer e está localizado no Guarujá-SP, entre as praias das Astúrias e Tombo. O conceito vem do alemão biergarten — tradução livre de jardim de cerveja. Estes locais existem aos montes na tradicional cidade de Munique. Lá, assim como aqui, é possível degustar o melhor da cerveja ao ar livre, em meio a natureza em ambientes abertos e com clima agradável.

O biergarten da L-atitude Beer fica em um quintal, no fundo de uma casa, coincidentemente, com arquitetura alemã. Enquanto se dirige ao local, o visitante encontra muros decorados com lettering, que explicam os diferentes tipos de cerveja existentes e com mensagens de boas-vindas. Atrás, o espaço é decorado com plantas ornamentais, mesas, cadeiras e balcões de pallet. No local, o público pode provar sete tipos diferentes de chopes artesanais, de diversas marcas, que englobam o time de mais de 100 rótulos comercializados pela distribuidora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: