Confira a lista de cervejas escuras recomendadas pela L-atitude Beer
A frente fria finalmente chegou. É hora de tomar aquela cerveja escura para aquecer. Mais encorpadas e com teor alcóolico mais elevado, as ‘escurinhas’ são ideais para o clima mais frio, pois promovem aquela sensação de aquecimento. Além disso, têm sabores mais intensos e complexos, com alguns rótulos envelhecidos em barris de carvalho e com ingredientes especiais.
Nas torneiras da L-atitude Beer, a opção é a Experimental RIS, uma Russian Imperial Stout encorpada, cremosa e licorosa, com sabores de chocolate, café expresso e baunilha. Porém, há uma infinidade de opções em latas e garrafas disponíveis para aproveitar as baixas temperaturas.
Confira o nosso Top Five:
- Orfeu Negro – Cervejaria Dogma
Essa é para quem procura uma autêntica Russian Imperial Stout (RIS). Com aromas de café, chocolate, caramelo e frutas secas, além de notas de baunilha apoiados em um corpo denso e aveludado, ela é ideal para aquecer o paladar.
Estilo: RIS
IBU 60 ABV 12%
- Coffee Maple NODA – Cervejaria Bold Brewing
Complexidade é a palavra para definir esta cerveja, que mistura elementos típicos de um café da manhã americano, como café e xarope de maple. Aromática e muito saborosa, esta Imperial Stout vai marcar você.
Estilo: Imperial Stout
ABV 11%
- Ybirá Iandê – Zalaz
Sour no inverno? Sim. Ybirá Iandê é extremamente complexa porém equilibrada, resultado da soma de um blend de cervejas escuras — que estavam envelhecendo, desde 2016, em barris — com cervejas mais jovens, que depois ficaram mais sete meses refermentando na garrafa. Todo esse tempo, trouxe para a bebida uma explosão de sabores que são descobertos a cada gole e a cada mudança de temperatura, passando por notas de café, cacau e tabaco, além da acidez característica do estilo.
Estilo: Sour aged
ABV 8,9%
- Guinness
Clássica irlandesa, Guinness Draught é uma das marcas mais famosas e a Stout mais consumida do mundo. Uma cerveja preta de espuma bastante cremosa, com notas de café e chocolate amargo. No paladar é notável o grande equilíbrio entre amargor e dulçor, além do sabor semelhante ao de se beber diretamente do barril, por conter dentro da lata uma pequena bola de gás nitrogênio para criar a carbonatação ideal.
Estilo: Stout
ABV 4,1%
- Bock – Schornstein
Clássica de inverno, a Schornstein Bock é uma cerveja forte e robusta. De coloração avermelhada, mostra uma bela e cremosa espuma de cor castanho claro. Aroma agradável que combina notas carameladas, madeira e tostado. Características que se mostram na boca, com um toque levemente adocicado, alcoólico e muito encorpada.
Estilo: Bock
ABV 7%