Notícias

L-atitude Beer traz hidromel com exclusividade para a Baixada Santista

A L-atitude Beer, maior distribuidora de cervejas artesanais e especiais da Baixada Santista, acaba de fechar mais uma parceria: Arven Hidroméis. Com isso, traz com exclusividade para a Região o alcoólico mais antigo do mundo, consumido por vikings e cavaleiros medievais: o hidromel.

Também conhecido como vinho de mel — impropriamente, já que o termo vinho é apenas relacionado à fermentação de uva — leva este apelido por ter características semelhantes com o vinho — incluindo variações de seco e suave. A bebida ainda apresenta atributos associados à cerveja, como a adição de levedura e grãos, além do processo de fermentação, responsável pela transformação dos açúcares do mel em álcool.

A bebida ainda pode receber uma enorme variedade de sabores, advindos das adições de frutas e especiarias. A popularidade do produto vem crescendo ao redor do mundo, o que fortalece seu legado, sabor e história. Nos Estados Unido já é tendência. Por lá, existem diversos produtores de Hidromel, atividade que registrou crescimento de mais de 75% desde 2003, de acordo com a American Mead Makers Association.

Os hidroméis da Arven estão disponíveis em seis variações: Solur que é o hidromel tradicional, podendo ser seco ou suave. Berrfott, com carvalho e pimenta. Calmaria, um hidromel com cascas cítricas. Insônia que mistura hidromel e café e o Silvestre: hidromel, erva doce e laranja.

HISTÓRIA

O hidromel é considerado umas das bebidas mais antigas do mundo, com registro de consumo datado de 10 mil anos atrás, quando o homem ainda era nômade, e misturava o mel à água que carregava.

Existia a tradição de que os recém-casados deveriam consumir a bebida durante o primeiro ciclo lunar, após as bodas, para que concebessem um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da “lua de mel”.

Há ainda registro do consumo da bebida na Grécia clássica, onde se chamava “melikraton” e pelos romanos era conhecida pelo nome “água mulsum”, ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de uva adocicado com mel.

Outras culturas antigas consumidoras desta bebida foram os celtas, os saxões e os vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: