Notícias

L-atitude realiza workshop de harmonização de cerveja artesanal e queijos

Evento ocorre no King’s Emporuim, na Enseada, em Guarujá

A distribuidora de cervejas artesanais e especiais L-atitude Beer realiza nesta quinta-feira, dia 9, às 20 horas, workshop de harmonização de cervejas artesanais e queijos. O evento ocorre no King’s Emporium que fica na Avenida Dom Pedro I, 1171, na Enseada, Guarujá. Todas as vagas para a palestra já foram preenchidas.  

Durante o evento, os participantes poderão degustar os queijos artesanais comercializados no empório, com a linha de cervejas da Schornstein. Os rótulos escolhidos foram as variações Pilsen, Weiss, IPA e Imperial Stout.

A harmonização guiada vai trazer informações sobre os diferentes estilos de cerveja e quais deles combinam melhor com queijos, embutidos e sobremesas.

CERVEJA X VINHO

Vale ressaltar que, por anos, pensou-se que apenas os vinhos poderiam ser harmonizados com queijos. Porém, esta ideia já caiu por terra. Afinal, a cerveja tem ao seu lado a carbonatação, que ativa e estimula as papilas gustativas da língua, acentuando os sabores. Tem ainda o poder de cortar a gordura dos queijos, neutralizando e preparando a boca para os próximos sabores.

Diferente do vinho, cerveja e queijo harmonizam ao invés de contrastar. Eles se misturam, principalmente por serem ambos lentamente fermentados. A cerveja nutre o sabor do queijo na boca, ampliando seu sabor.

Como os queijos, as cervejas também variam bastante, seja em potência, corpo, cremosidade, apresentando muitas vezes aromas e sabores semelhantes, como nozes, castanhas, amêndoas e caramelo.

Além disso, a cerveja é conhecida como pão líquido e não há dúvidas quanto ao pão ser um ótimo acompanhamento de queijos.

Contra o vinho, fica ainda a acusação de que a sua acidez tira em demasia o sabor e a cremosidade do queijo da boca, ao invés de apenas prepará-la para os próximos sabores.

A dica geral, para não ter erro, é combinar cerveja e queijo de acordo com a força do sabor. Ou seja, para queijos suaves, cervejas suaves, para cervejas fortes, queijos fortes.

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: