Degustação orientada conta com harmonização de prato especial com o estilo
A distribuidora de cervejas artesanais e especiais L-atitude Beer em parceria com o restaurante Dona Fulô promove nesta terça-feira, dia 8, a partir das 19 horas, a quarta edição do Beer Talk & Taste, um encontro de amantes e curiosos por cervejas artesanais. O evento ocorre no restaurante, que fica na Rua Petrópolis, 81, no Centro, Guarujá-SP. Durante o evento semanal, serão trazidos rótulos diferentes e um chope surpresa para degustação orientada. Tudo isso, harmonizado com pratos saborosos.
Desta vez, o assunto será a cerveja de trigo, estilo tradicional alemão, e as suas variações mais modernas. Além de conhecer sobre a história deste tipo de cerveja, quem participar da degustação orientada, terá experiência de harmonização. O prato gourmet servido na noite será um autêntico ceviche peruano e custa R$ 30,00.
Cervejas de Trigo
As cervejas de trigo são refrescantes e muito saborosas, harmonizando com vários pratos, especialmente frutos do mar e queijos. São produzidas com mais de 50% de malte de trigo, e o restante com malte de cevada.
O uso de lúpulos é discreto, conferindo um amargor leve para contrabalançar com a doçura e os sabores frutados do malte.
A levedura, nas cervejas de trigo, é a estrela do espetáculo. Na grande maioria dos casos, as cervejas de trigo não são filtradas e as leveduras permanecem na garrafa após seu trabalho excepcional.
Estas leveduras conferem sabor às cervejas de trigo e são o motivo do jeito todo especial de servir uma Weissbier: em copos longos que conferem uma beleza especial à cerveja, além dos sabores e aromas específicos.
Cerveja de trigo e suas nomenclaturas
Você encontra várias descrições nos rótulos de cervejas de trigo, tais como: Weiss, Weissbier, Weizen, Hefeweizen ou ainda Hefe Weissbier.
Weiss – em alemão significa Branco
Bier – em alemão significa Cerveja
Weizen – em alemão significa Trigo
Hefe – em alemão significa Levedura
Um pouco de história
O trigo é um cereal que, ao contrário da cevada, é excelente para produção de pães. Com o passar do tempo, cada grão migrou para seu talento natural, ou seja, trigo para fazer pão e cevada para fazer cerveja. Mas, no sul da Alemanha foi diferente, pois no século XV, os “Degenberg” – uma família nobre da Baviera – foram os pioneiros na fabricação moderna da Weissbier.
A cerveja de trigo rapidamente se popularizou na região da Baviera, gerando muitos lucros para o clã Degenberg, porém despertou o interesse e a inveja dos duques locais.
Após vários anos de discussões, os direitos de produção da Weissbier ficaram com os duques.
A família real Wittelsbach, devido ao seu poder, começou produzir as Weissbier na Cervejaria Hofbräuhaus, em Munique, alegando ter os direitos exclusivos sobre a produção da cerveja.
Na década de 1950 a cerveja de trigo teve um grande declínio de consumo pois era considerada uma bebida de pessoas idosas. Porém na década de 1970, os jovens redescobriram a saborosa cerveja da Baviera.
O consumo desta tradicional cerveja bávara vem aumentando gradativamente em todo o mundo, principalmente na região sul da Alemanha, onde atualmente representa 30% do mercado de cervejas da Baviera.