Notícias

Qual a diferença entre IPA e APA?

Você sabe diferenciar uma India Pale Ale (IPA) de uma América Pale Ale (APA)? Estamos aqui para ajudar. A princípio, podemos afirmar que o que as separa são quase 200 anos.

apa ou ipa.jpgVocê sabe diferenciar uma India Pale Ale (IPA) de uma América Pale Ale (APA)? Estamos aqui para ajudar. A princípio, podemos afirmar que o que as separa são quase 200 anos.

A IPA surgiu por volta de 1780, durante a colonização inglesa na Índia. Como as viagens chegavam a durar 6 meses, as cervejas chegavam ao destino deterioradas e impróprias para o consumo. Para evitar isso, a ideia foi adicionar mais lúpulo na bebida, para que o mesmo fosse um conservante natural. Deu certo e o sabor amargo caiu no gosto dos ingleses.

Porém, quando finalmente descobriram a refrigeração, este estilo foi esquecido. Somente cerca de 200 anos depois foi redescoberto pelos americanos, que também fizeram sua “versão” da bebida: a APA,  uma cerveja relativamente nova, que começou a ser fabricada entre as décadas de 1970 e 1980.

Portanto, de fato, o que diferencia IPAs de APAs é o uso do lúpulo americano — nas APAs — bem como o final, bem menos amargo, sendo até relativamente adocicado.

Além disso, as IPAs são geralmente (mas não é regra) mais escuras, variando entre o âmbar claro e o escuro, enquanto as APAs variam de douradas a âmbar.

Nas IPAs a intensidade do lúpulo (sabor, aroma e amargor) é alta, enquanto nas APAs é de média a média-alta.

Já as APAs apresentam um perfil mais maltado (geralmente remetendo a caramelo), gerando um equilíbrio maior entre malte e lúpulo. Nas IPAs, o lúpulo prevalece.

O teor alcoólico e IBU são mais elevados na IPAs.

Entre as semelhanças, o mesmo tipo de fermentação: ale. Nesse processo, o tipo de levedura sobe para a superfície do tanque, são as chamadas leveduras de alta fermentação e fazem este processo em temperaturas de 14º a 25ºC.

Quer provar? Visite o nosso Biergarten, e deguste. Funcionamos aos sábados e domingos das 14 às 22 horas, na Rua César Ferragi, 69 – Astúrias – Guarujá – SP. Informações pelo telefone (13) 3387-1701 e (13) 99657-0120.

Biergarten – O primeiro e único biergarten da Baixada Santista foi idealizado pela L-atitude Beer e está localizado no Guarujá-SP, pertinho da praia das Astúrias. O conceito vem do alemão biergarten — tradução livre de jardim de cerveja. Estes locais existem aos montes na tradicional cidade de Munique. Lá, assim como aqui, é possível degustar o melhor da cerveja ao ar livre.

O biergarten da L-atitude Beer fica em um quintal, no fundo de uma casa, coincidentemente, com arquitetura alemã. Enquanto se dirige ao local, o visitante encontra muros decorados com lettering, que explicam os diferentes tipos de cerveja existentes e com mensagens de boas vindas. Atrás, o espaço é decorado com plantas ornamentais, mesas, cadeiras e balcões de pallet. No local, o público pode provar até quatro tipos diferentes de chopes artesanais, de diversas marcas, que englobam o time de mais de 100 rótulos comercializados pela distribuidora. Também estão disponíveis latas e garrafas, para consumir no local ou levar para casa.

*com informações de BierImporium

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: